Quem sou?

Sou docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, em Almada em que integrei, recentemente, a equipa que desenvolveu o Plano de Ensino@Distância. Pertencendo ao QA deste AE desde 2002, tenho participado ativamente na formação docente e na peromocão da inovação, tendo, enmtre outros projetos, participado na conceção e dinamização do Projeto i-LEWA - Inovar: Laboratório de Estímulo Web às Aprendizagens.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês - Universidade de Lisboa, 1992), Pósgraduação no ramos Educacional (UL, 1994) e Mestre em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas, UL, 2008), sou, também, Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas.

Possuo, também o "Diplôme de pratique de la Traduction" do Instituto Franco-Português/Institut de Traducteus, d'Interpretes et de Relations Internationales da Université des Sciences Humaines de Strasbourg (julho de 1993).

Entre 2010 e agosto de 2017, colaborei com a Direção-Geral da Educação, tendo desenvolvido diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e da educação para os media (blogues educativos e jornais escolares, co-autoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014).

Entre 2008 e o início de 2018, desenvolvi, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo é providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais criados com ferramentas Google.

Intregro o Board of Directors do Google Lit Trips (GLT), projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. O GLT foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.

Em setembro de 2017, iniciei a colaboração com a Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolvo as áreas das literacia digital e dos media, apresentando o projeto Roteiros Digitais de Leitura e outras iniciativas que visam a promoção da leitura e a escrita com as ferramentas do século XXI.

Integro alguns grupos de peritos em projetos na área da educação, media e tecnologias (Media Smart, Radio Active, MILD, projeto GamiLearning: Escala de Literacia Mediática e Informacional para os 2.º e 3.º Ciclos), e e participo regularmente em júris de concurso nessas áreas.

Entrevista ao jornal Público, 3 de abril de 2020, no âmbito do artigo "Tecnologias para acabar com o “bicho papão da matemática” e ensinar Os Maias"

Participação na Reportagem Expresso, 15 de abril de 2017: "Na nova sala de aulas todos ensinam, todos aprendem".